O gosto do whey hidrolisado (e por que ele é o “whey de hospital”)

O whey hidrolisado (WPH) é o mais caro, mas tem um gosto amargo e a absorção rápida é irrelevante. Entenda por que ele é um "whey de hospital".
Facebook
WhatsApp
X
whey hidrolisado, whey protein qual o melhor, como tomar whey protein, para que serve whey protein, comprar whey protein isolado barato, whey protein 3kg, preço whey protein, whey protein promoção, whey protein zero lactose, whey protein concentrado, whey isolado, melhor whey protein isolado, whey parmalat, whey tasty adaptogen, whey black skull é bom, whey max titanium é bom, whey protein growth, whey dux, whey da growth é bom, whey protein

O que é o whey hidrolisado (WPH)? A proteína “quebrada”

Você já ouviu falar dele. É o “topo de linha”. O mais caro. O whey hidrolisado (WPH). O marketing diz que ele é “pré-digerido”, de “absorção instantânea”, o “nitro” do seu músculo. E ele custa o preço de um rim.

O que é, de fato? A indústria pega o whey isolado (que já é puro) e aplica enzimas (um processo chamado “hidrólise”) que “quebram” as correntes de proteína em pedaços menores (peptídeos). Sim, ele é literalmente “pré-digerido”.

A promessa? Como seu estômago não precisa trabalhar para “quebrar” a proteína, ela seria absorvida em minutos. Mas, aqui na Redação Azono, a gente tem uma palavra para isso: irrelevante.

Absorção-relâmpago: por que isso não importa?

A ciência já provou (e nós já te contamos no nosso guia de como tomar whey) que a “janela anabólica” de 30 minutos é um mito. Seu corpo fica receptivo a nutrientes por horas após o treino.

O que adianta o whey hidrolisado ser absorvido em 15 minutos, e o isolado em 25? NADA. Para o seu músculo, o resultado final de hipertrofia é exatamente o mesmo. Você está pagando 50% a mais por uma “velocidade” que seu corpo não precisa.

O “sabor da hidrólise”: o gosto amargo do whey caro

Aqui está o segredo sujo que ninguém te conta. Sabe o que acontece quando você “quebra” (hidrolisa) a proteína do soro? Ela fica amarga. Sim, o whey mais caro do mundo tem, por natureza, um gosto residual horrível.

O que a indústria faz? Ela gasta mais dinheiro ainda em tecnologia de “mascaramento de sabor”, entupindo o produto de adoçantes e aromas para fazer aquele amargo sumir. Você está pagando pela hidrólise, e depois pagando de novo para esconder o gosto da hidrólise. É uma loucura.

A análise sincera: para quem o whey hidrolisado serve?

Então o WPH é um golpe? Não. Ele é um produto clínico, que foi “roubado” pelo marketing da maromba. O whey hidrolisado é, na verdade, um “whey de hospital”.

Ele é essencial para dois grupos:

  1. Pacientes de CTI ou Pós-Bariátrica: Pessoas com o sistema digestivo comprometido, que não conseguem “quebrar” a proteína normal. Para elas, o WPH é vida.
  2. Bebês com Alergia à Proteína do Leite (APLV): As fórmulas infantis “hipoalergênicas” (HA) são feitas de WPH. A proteína é tão “quebrada” que o sistema imune do bebê não a reconhece como um alérgeno.

Veredito da Redação Azono:
Você é um bebê com APLV? Você está no CTI? Você fez bariátrica? Não? Então pare de comprar whey hidrolisado. Você está, literalmente, comprando fórmula infantil de R$ 400 o pote.

Economize seu dinheiro. Compre um WPC ou WPI de qualidade do nosso Guia Definitivo. O seu músculo e o seu bolso agradecem.


Referências:

  1. Food Processing Technology. (Artigo técnico sobre o “gosto amargo” dos peptídeos e o desafio do mascaramento de sabor).
  2. Estudo no Journal of Clinical Nutrition (2017) sobre o uso de WPH em pacientes pós-cirurgia bariátrica para otimizar a absorção em um sistema digestivo alterado.
  3. Nestlé Health Science. (Informações sobre o uso de WPH em fórmulas infantis hipoalergênicas, como o “Althera”).