Whey isolado: O que é? (E por que ele é o melhor para intolerantes)

O que é whey isolado (WPI) e por que ele é mais caro? Entenda o processo de filtragem e por que ele é a escolha nº 1 para quem tem lactose.
Facebook
WhatsApp
X
whey hidrolisado, whey protein qual o melhor, como tomar whey protein, para que serve whey protein, comprar whey protein isolado barato, whey protein 3kg, preço whey protein, whey protein promoção, whey protein zero lactose, whey protein concentrado, whey isolado, melhor whey protein isolado, whey parmalat, whey tasty adaptogen, whey black skull é bom, whey max titanium é bom, whey protein growth, whey dux, whey da growth é bom, whey protein

O que é whey isolado (WPI)? Desvendando a “pureza”

Vamos direto ao ponto. Whey isolado (WPI, ou Whey Protein Isolate) é o “próximo nível” da filtragem do whey. Se o whey concentrado (WPC) é o “suco” do soro do leite, o whey isolado é o “suco” que passou por um filtro de café de laboratório, ultra-fino, que só deixou a proteína passar.

O nome desse processo chique é Microfiltração de Fluxo Cruzado (Cross-Flow Microfiltration). O que você precisa saber sobre isso? É um processo frio (sem calor) e sem química que “raspa” a proteína do soro, removendo quase tudo que não é proteína.

O que é removido?

  • A Gordura (Quase toda)
  • O Carboidrato… também conhecido como LACTOSE.

O resultado é um pó que é 90% a 95% proteína pura. É o whey na sua forma mais “limpa”.

O “mito” do whey isolado: ele constrói mais músculo?

Não. Vamos tirar isso da frente. Seu músculo não sabe (e não se importa) se a proteína veio de um WPC ou de um WPI. Para fins de hipertrofia, eles são idênticos. O Dr. Brad Schoenfeld, um dos maiores pesquisadores de músculo do mundo, já provou isso: o que importa é a quantidade total de proteína no dia.

Então, por que diabos alguém pagaria o dobro por um whey isolado?

O benefício real: o whey isolado é para o seu estômago

A verdadeira mágica do whey isolado não é para o seu bíceps; é para o seu intestino. Ele é o “whey dos intolerantes”.

Se você é como milhões de brasileiros que, ao tomar um shake de whey concentrado, se sentem…

  • Estufado
  • Com gases
  • Com desconforto abdominal

… a culpa é da lactose. O WPC tem lactose. É o “pedágio” que você paga pelo preço baixo.

O whey isolado, por ter tido a lactose quase 100% removida, é a solução. É a forma de você ter todos os benefícios absurdos da proteína do soro do leite (absorção rápida, BCAA, leucina) sem nenhum do desconforto digestivo. Você paga mais caro não por “mais músculo”, mas pela “paz digestiva”.

Análise: você precisa de whey isolado? (Seja honesto)

A Redação Azono te ajuda a decidir. Faça o teste:

Cenário 1: Você toma leite, come queijo, iogurte e nunca sentiu nada. Você não tem intolerância à lactose.
Veredito: Você NÃO precisa de whey isolado. Economize seu dinheiro. Compre o WPC da Growth e seja feliz. Você está jogando dinheiro fora se comprar o isolado.

Cenário 2: Você toma whey e se sente “estranho”, inchado. Você suspeita que tem sensibilidade à lactose.
Veredito: O whey isolado é a sua salvação. O investimento extra vai mudar sua vida. É o produto feito para você. Ponto.

Cenário 3: Você é um atleta de competição, 4 semanas para o show, e seu coach conta até as “folhas de alface” que você come.
Veredito: Você precisa do isolado. Não pela lactose, mas pelo “zero carbo” e “zero gordura”. É um produto técnico para uma dieta técnica.

Se você se encaixou no cenário 2 ou 3, parabéns. O whey isolado é seu melhor amigo. Agora, veja nosso Ranking do Melhor Whey Protein Isolado para escolher a marca certa.

Quer entender o “filé mignon” do mercado? Dê uma olhada no Provon®, a matéria-prima que a Dux usa. É o ápice da tecnologia de isolados.


Referências:

  1. Glanbia Nutritionals (Provon®). (Informações técnicas sobre o processo de “Cross-Flow Microfiltration”).
  2. Schoenfeld, B. J., et al. (2018). How much protein can the body use in a single meal for muscle-building? Implications for daily protein distribution. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 15(1), 10. (Artigo sobre “timing” e quantidade).
  3. National Institute of Health (NIH). (2022). Lactose Intolerance. (Informações de autoridade sobre a condição – Acessar o site).